Página Inicial

quarta-feira, 16 de maio de 2018

A Importância da Observação de Júpiter e de Suas Luas

Quando observamos Júpiter com um telescópio podemos ver, muitas vezes, quatro pontos luminosos ao seu redor, que são quatro de suas maiores luas. Na noite do dia 15/05/18, às 19 h 20 min esta será a configuração, conforme figura abaixo:

Quando for às 18h 20 min do dia 16/05/18, ou seja, 23 horas depois, esta será a nova configuração das luas ao redor de Júpiter:

Em 1609 Galileu Galilei descobriu essas luas (luas galileanas), usando uma pequena luneta por ele construída, e concluiu que elas giravam em torno de Júpiter.

Além da descoberta dessas luas, Galileu observou as fases de Vênus e as manchas solares.

Galileu também tentou medir a velocidade da luz, mas foi astrônomo dinamarquês, chamado Ole Rømer, que em 1676 mediu tal velocidade, observando os eclipses da lua Io, que consistia no momento em que ela passava por trás de Júpiter.

Ele percebeu que quando a Terra estava mais afastada de Júpiter, Io demorava mais tempo para desaparecer atrás de Júpiter. O diâmetro da órbita da Terra e  o tempo de atraso para que o eclipse ocorresse foram usados para calcular a velocidade da luz (c), sabendo que

c = Δs/Δt

Onde o Δs é o diâmetro e Δt é o tempo de atraso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário