Os alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Colorado do Oeste (membros do Clube de Astronomia Stride) efetuaram medidas do tamanho da sombra projetada no chão, no meio dia solar (momento do dia em que a sombra de qualquer objeto sob o sol é a menor possível). Com medidas efetuadas no mesmo dia e fornecidas por outra escola situada em Cabo San Lucas, México, foi possível calcular o raio da Terra. Já que para o cálculo é necessário o ângulo que os raios do sol fazem com uma vareta posta na vertical em cada uma das duas cidades e da distância entre elas, relativa à linha do equador.
Para o cálculo, usamos a seguinte fórmula:
Tal atividade faz parte do Projeto Eratóstenes, evento internacional que visa calcular o raio da Terra, levando em consideração aspectos históricos e interdisciplinares. Essa medida foi feita pela primeira vez pelo grego Eratóstenes, na cidade de Alexandria, por volta de 200 a.C.
As atividades de medição da raio da Terra se estenderão até o dia 22 deste mês e contatarão com a participação de cerca de 80 alunos deste Campus, que em colaboração com outras escolas de diversos países da América Latina chegarão a esse resultado histórico.
Abaixo segue fotos do evento:
Abaixo o aluno Jhonathan prepara cartazes para explicar o experimento de Eratóstenes:
Cartaz de divulgação do evento:
Acesse o site abaixo para ler mais sobre esse evento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário